OPINIÃO | A Culpa é das Estrelas ~ John Green

Olá olá!

Na altura em que li A Culpa é das Estrelas, o Prólogos e Epílogos ainda não existia. Como o filme estreou há pouco tempo, vim aqui contar - vos o que achei do livro.

 
goodreads // wook // book depository (em inglês)



Sinopse: Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita.

PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Hazel Grace tem câncer da tiróide que já se espalhou para os seus pulmões, por isso tem que andar sempre com um tanque de oxigénio para poder respirar.

No início do livro, Hazel está bastante deprimida. Não quer sair de casa mas a mãe obriga - a a frequentar um grupo para jovens com câncer, talvez na esperança de que Hazel não se sinta sozinha e que aceite mais facilmente o que lhe está a acontecer, estando rodeada de pessoas que estão a passar / já tenham passado pelo mesmo que ela.

Um dia, conhece Augustus Waters (Gus), que tinha câncer nos ossos e teve a sua perna amputada e substituída por uma perna prostética e os dois tornam - se amigos e, eventualmente, apaixonam - se.

Peço desculpa se esta review não for muito clara. É que sabem... quando acabei de ler este livro fiquei um autêntico desastre. Só chorava e pensava "Porquê, John Green? Porquê?!". Além do mais, nem todos os elogios do mundo são suficientes para descrever este livro. É uma autêntica caixinha de surpresas e uma montanha - russa de emoções.

A Hazel tem sempre aquele medo de fazer sofrer quem a rodeia, mas mesmo assim, não deixa de ser uma personagem fenomenal.

Os pais dela também são incríveis. Apesar de se sentirem impotentes por não poderem fazer nada quanto à doença da filha, estão sempre prontos para a apoiar e amam - na incondicionalmente, o que é uma lufada de ar fresco pois, normalmente, nos livros YA, vemos famílias um tanto quanto disfuncionais em que os pais sentem que os filhos não compreendem o que fazem por eles e que os filhos se sentem incompreendidos.

O Gus é um amor. É inteligente, diz o que pensa, simpático e tem uma maneira diferente e até irônica de ver o mundo (lembram - se da metáfora dos cigarros?).

Quanto ao Isaac, adorei o facto de ser uma pessoa que, apesar de tudo, não deixa de dizer coisas engraçadas à cerca da sua própria doença.

É possível haver personagens mais brilhantes?

Além do romance entre Hazel e Gus e da amizade entre Hazel, Gus e Isaac, ainda temos a aventura de Gus e Hazel, que procuram respostas sobre o final de um livro que Hazel ama e apresenta a Gus. Gus faz de tudo para contatar o autor e eles acabam se encontrando com ele em Amesterdão. Que amor! (Também quero respostas, John Green!)

Enfim... este livro é absolutamente fenomenal. É claro que me fez chorar, mas algo que poucas pessoas mencionam é o quão divertido ele consegue ser. Como eu disse, uma montanha - russa de emoções.
O autor conseguiu pegar numa história triste e torná - la divertida. Escreveu - a sem a intenção de nos fazer sentir pena e, às vezes, até nos esquecemos que Gus, Hazel e Isaac têm câncer.

Hazel Grace e Augustus Waters são dois adolescentes que, ao mesmo tempo que lidam com a sua doença, encontram amor verdadeiro um no outro. Fiquei maravilhada!



30 comentários:

  1. ai amiga a primeira coisa que tenho que comentar é essa capa do Portugal ,meu deus do céu ,que perfeição .Sério ,estou apaixonada por ela <3 kkkk .E fico muito feliz que você tenha gostado tanto assim ,a historia realmente nos emociona mas não me fez chorar pois como expliquei na minha resenha a escrita do autor não me trouxe nenhuma emoção .Mas enfim enfim ...kkkkkk. É uma historia cativante e os personagens são maravilhosos ,além de um livres romance qualquer de duas pessoas que tem câncer >.<.
    Amei o modo como teu sua opinião ,bem sincera e nada extravagante em relação ao gostar e amar do livro rs *---------* .Beijos querida e sucesso <3
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi linda!
      Verdade, a capa é um amor *-*
      Li a sua review e gostei bastante! Fico feliz que tenha gostado da minha :)

      Beijo enorme e muito sucesso para você também <3

      Eliminar
  2. Ainda não li, mas parece ser muito giro :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei seu artigo, conseguiu ser tão envolvente , tudo indica que este livro é maravilhoso, está anotadinho aqui para minha próxima compra, estou confiando em você de que esse livro irá me emocionar e divertir, bjinhossss http://www.universodasaudeebeleza.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Espero que goste do livro tanto quanto eu!
      Beijo *

      Eliminar
  4. achei muito dramatico este livro mas eu gostei
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. E uma coisa que falo: dizem que é um livro triste mas eu acho feliz, afinal, Hazel teve tudo que sempre sonhamos, por mais que seja em pouco tempo, mas teve

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou tudo! Talvez seja essa a razão pela qual gostei tanto do livro...

      Beijo *

      Eliminar
  6. eu li o livro já faz muitoooo tempo (tipo junho do ano passado), e eu acho que conta sim o final do livro que eles tanto procuravam, ou, nem o autor do livro sabe o final, não lembro, mas td bem, haha

    http://chadesaudade.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha, quando disse que queria respostas, referia - me ao facto de querer saber o que aconteceu com todos depois do final do livro :p

      Beijo *

      Eliminar
  7. Oi Míriam!
    Não conhecia essa capa de ACEDE! Achei muuito lindinha!
    Que bom que este livro de mexeu tanto! :) Minha experiência com ele foi menos positiva, mas ainda bem que existem gostos diferentes, o que seria do amarelo se todo mundo só gostasse de azul né?! :) haha

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lara!
      A capa daqui de Portugal é bem linda, sim :)
      Li a sua review e gostei bastante. Fico com pena que não tenha tido uma experiência tão boa, mas tem razão, ainda bem que existem gostos diferentes. Eu própria adoro ver opiniões diferentes dos livros que gosto!

      Beijo *

      Eliminar
  8. Green é um gênio! haha Também adorei a capa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela resenha, Míriam! Também li "A Culpa É Das Estrelas" antes de criar o blog e hoje não conseguiria fazer uma resenha decente depois de tanto tempo, você conseguiu! *-* Enfim, não é o meu livro preferido do Green, mas reconheço o valor dele e fico contente em ver tantas pessoas apaixonadas por essa história! <3 Sem falar que a versão para o cinema conseguiu encantar até a minha mãe rs
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter gostado, muito obrigada <3
      Consegui fazer a resenha após esse tempo todo pois foi um livro que ficou na minha cabeça (tem alguns que eu li na mesma altura e não me lembro da história, nem do que senti ou achei deles!). Já planeava fazer essa resenha há tanto tempo que acho que não ia conseguir dormir direito enquanto não tivesse resenhado o livro ahah
      Do Green já li também o "À Procura de Alaska", acho que aí é "Quem é Você, Alaska?" (por favor, me corrijam se estiver errada!) e estou lendo "Cidades de Papel" :)
      Quero muito ver o filme *-*

      Beijo <3

      Eliminar
  10. Oi Miriam! Minha experiencia com este livro e agora filme foi totalmente agridoce. É um misto de emoções e no fim quando vi que o rumo que a historia ia seguir ja me preparava para juntar os pedacinhos do meu coração no chão, e foi o que eu fiz.

    Impossível não amar!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vou ter que juntar os pedacinhos do meu coração do chão também quando vir o filme! Preciso de me abastecer com muitos lenços, sou super chorona ahah

      Beijo <3

      Eliminar
  11. Oie :)
    A culpa é das estrelas é um dos meus livros preferidos!!
    Confesso que, quando li não pensei que fosse gostar tanto.
    E essa capa é realmente liinda *-*
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Era um livro que eu queria muito ler e sabia que ia gostar, mas nunca pensei que fosse gostar assim tanto como gostei!
      Hihi também achei a capa linda :3

      Beijo *

      Eliminar
  12. Essa capa de Portugal é muito amo, queria que a do Brasil fosse assim <3.
    Confesso que, apesar de gostar do livro, eu me decepcionei um pouco. Esperava encontrar outra coisa, principalmente depois de ler vários comentários postiivos, mas enfim, curti a resenha.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Inês!
      Conheço muitas pessoas que se decepcionaram, é chato quando a nossa experiência com um livro não é como achamos que vai ser...
      Fico feliz por ter gostado da resenha :)
      Ah! Também estou apaixonada pela capa ahah

      Beijo *

      Eliminar
  13. Oi !! EEu escrevi a resenha desse livro ontem kkkkkkkk eu não curti muito o Gus, não sei porque rsrsrs achei que o livro ficaria melhor só com a Hazel ! Amei os pensamentos, idéias e visões de mundo dela !!!
    E realmente a questão dos cigarros,só quem já leu vai entender srsrsrs beijos !!

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Jayla! Vou passar no seu blog para ler a sua resenha :D
      A Hazel é incrível *-*

      Beijo <3

      Eliminar
  14. Acho que nem tenho mais palavras para descrever esse livro. Simplesmente demais. Mas esses dias eu estava refletindo, e eu tb quero respostas do John Green. O que acontece com a Hazel? O Isaac continua cego? E os pais do Gus? Acho que vou começar a me corresponder com o autor =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kel, você me compreende! São exatamente essas as respostas que procuro! Vamos nos corresponder com ele? hihihi

      Beijo <3

      Eliminar
  15. Essa capa, linda!
    E suas resenhas são muito boas, flui naturalmente. Parabéns!
    Lá no blog fiz uma resenha comparando o livro com o filme, se puder passa lá e me diz o que achou:
    www.oazuldemenina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi querida!
      Muito obrigada! *-*

      Vou passar lá, sim :)
      Beijo <3

      Eliminar

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos